A história nos ensina a importância de uma comunicação clara e cuidadosa, uma maneira de falar e como devemos considerar as coisas com cuidado e calma antes de tomar decisões.
Ele também enfatiza que devemos ter cuidado com as palavras que usamos e a maneira como as dizemos, pois elas podem ter um impacto significativo nas pessoas que as ouvem.

Um imperador continua tendo o mesmo sonho por várias noites.
No seu sonho parece que todos os seus dentes estão caindo um por um.
Preocupado com esse sonho, ele convoca um conselheiro de confiança para que procure um adivinho capaz de interpretar seu sonho.
Assim o conselheiro traz uma vidente ao monarca, o soberano começa então a narrar em detalhes o sonho que o perturba.

O vidente
Logo após ouvi-lo o vidente diz
— Meu soberano, que desgraça acontecerá…… esse sonho significa que cada dente perdido é a perda de um ente familiar querido.
Irritado com a resposta do vidente, o imperador diz ao conselheiro que isso é um absurdo e como punição o prende na masmorra mais vil do castelo por ousar dizer isso a ele.
Assim, noite após noite o sonho se repetia, e o monarca, já desesperado com a situação, pediu a um conselheiro que encontrasse outro adivinho que pudesse interpretá-lo.

A maneira de falar
O conselheiro então chama um famoso profeta e pede-lhe ajuda para interpretar o sonho do imperador. O profeta vai à presença do imperador e ele narra seu sonho em detalhes.
Após uns minutos o profeta lança um olhar ao imperador e começa a sorrir e responde:
– Meu Imperador, o senhor é abençoado, que maravilha, alegre-se, pois esse sonho, significa que você viverá mais do que todos seus entes queridos.
Satisfeito e radiante com a resposta, ele diz ao conselheiro que o profeta é um grande sábio e deveria ser recompensado e fazer parte de seu conselho.
Ao sair, o conselheiro disse ao profeta:
– Não entendo, o que você revelou era o mesmo que o adivinho, e hoje ele está na masmorra.
Olhando para o conselheiro, o profeta diz:
– Meu amigo, o segredo da palavra é que tudo depende da maneira de falar.

A história nos ensina a importância de uma comunicação clara e cuidadosa antes de tomar decisões.
Ele também enfatiza que devemos ter cuidado com a maneira como as dizemos, pois elas podem ter um impacto significativo nas pessoas que as ouvem.
Não se deve dar crédito a qualquer palavra, nem obedecer a todo o movimento interior; mas com prudência e vagar se deve, segundo Deus examinar as coisas.(Imitação de Cristo)