Em março, uma fissura que começou a se abrir no sudoeste do Quênia, e mostra que em dezenas de milhões de anos, a África vai se dividir em duas partes. Haverá uma ilha no Oceano Índico formada por partes da Etiópia e da Somália, separando do continente com um novo oceano.
No sudoeste do Quênia, uma vila rural em Mai Mahiu, a 50 quilômetros da capital Nairóbi, vem enfrentando chuvas intensas, terremotos e inundações há várias semanas. No dia 18 de março uma coisa estranha aconteceu: a Terra começou a se abrir.
“Minha esposa começou a gritar pedindo ajuda aos vizinhos para tirar nossas coisas de casa”, falou Eliud Njoroge à Reuters.
Desde então, uma rachadura no chão de sua casa não parou de crescer, o que causou a evacuação da família de Njoroge e de outras.
A enorme fissura já tem quilômetros de extensão e alguns metros de largura e está associado a uma falha tectônica conhecida como Vale do Rift ou Grande Vale do Rift na África Ocidental.

Um novo continente vai se formar
Segundo os geólogos, isso é um sinal claro de que em dezenas de milhões de anos a África poderá se dividir em duas.
A fratura mais profunda começou na região de Afar, no norte da Etiópia, há cerca de 30 milhões de anos. Desde então, tem se expandido para o sul em direção ao Zimbábue a uma taxa média de 2,5 a 5 centímetros por ano.
Atualmente em Afar, a camada externa sólida da Terra, chamada litosfera, está sendo afinada a ponto de a ruptura ser quase completa.
A microplaca Victoria que é uma das maiores microplacas continentais do mundo e está localizada na África Oriental.
Porque está acontecendo isso
Ao contrário das placas vizinhas, a microplaca Victoria gira no sentido anti-horário em relação à Núbia, mas a causa dessa aparente rotação permanece indefinida.
Usando modelos numéricos 3D, o estudo descobriu que a rotação de Victoria é impulsionada principalmente pela distribuição de zonas geologicamente mais fortes.
Cinturões móveis mecanicamente mais fracos ao redor de Victoria que facilitam a rotação.
Esses resultados ajudam a conciliar ideias conflitantes sobre que a África vai se dividir com a abertura de um sistema de fraturas na região.

Como a África vai ficar dividida em duas partes
Como na América do Sul, que se separou da África há 138 milhões de anos.
Geólogos estimam que chegará o momento em que o Chifre da África também se separará do continente.
O Grande Vale do Rift se estende por mais de 3.000 km “desde o Golfo de Aden, no norte, até o Zimbábue, no sul, dividindo a placa africana em duas partes iguais”.
“A atividade ao longo da parte oriental do Grande Vale do Rift, que atravessa a Etiópia, Quênia e Tanzânia, tornou-se evidente quando o Grande Vale do Rift apareceu repentinamente. no sudoeste do Quênia”.
Para Pérez Díaz, a fenda no planeta é única porque permite observar ao vivo as diferentes fases de sua fissuração.
Uma vez concluída a falha, descreve Pérez Díaz, um novo oceano começará a se formar e “ao longo de dezenas de milhões de anos, o fundo do mar avançará ao longo de toda a fenda”.