Antônio era um funcionário dedicado e sua função na empresa era ser o construtor; depois de muitos anos na empresa, enfim estava prestes a se aposentar. Ele foi um dos primeiros a trabalhar na maior construtora da região.

O dono dessa construtora muito conhecida sempre foi um homem justo e gentil e dessa forma um dia quis surpreender seu funcionário.
Chamou Antônio ao seu escritório e disse:
— “Antonio, tenho uma missão muito especial para você. Antes que se aposente, quero que você construa uma última casa; e que seja construída com muito cuidado, usando os melhores materiais. Não se preocupe com o custo.

Peço a você esse favor porque é um dos melhores funcionários dessa empresa. Esta casa é um presente especial que quero dar para uma pessoa muito querida… Ah, nesse sentido; faço questão de pagar a parte para essa construção.”
A revolta do construtor
Antonio ficou muito zangado e disse para si mesmo:
“Puxa vida. Justo agora, quando vou me aposentar, serei obrigado a construir esta casa.
E logo uma casa especial, que o próprio dono pediu para ser a melhor que já fiz, absurdo isso!

Mesmo assim, muito irritado, começou a construir a casa, com todo descuido, sem nenhum cuidado, até mesmo usando materiais de segunda mão. A raiva que ele tinha do patrão era tão grande, mas o tempo foi passando, e dessa forma em pouco tempo depois ele terminou a pior casa que já havia feito na vida.
Assim Antônio foi falar com o dono da construtora para pegar o dinheiro e ficou surpreso ao ser solicitado a entregar a chave ao novo dono na semana seguinte.

O inesperado
Era um domingo quando o construtor Antônio chegou, então estavam vários funcionários. Havia um palco montado e a multidão estava esperando.
Convidado a subir na plataforma ao lado do dono da construtora, Antônio ouviu as primeiras palavras dele:
-“Esta casa foi construída pelo meu melhor funcionário e com o melhor material já usado. Embora ele esteja para se aposentar, ele construiu com amor como sempre.”
Quando Antônio olhou para trás, viu que sua esposa, filhos e netos estavam lá.
Dessa forma, o dono da construtora continuou:
-“Como presente de aposentadoria e enfim em reconhecimento pelos anos de dedicação pela nossa empresa, quero dar a você, a melhor casa que você já construiu.”
Antonio pegou a chave e caiu em prantos de lágrimas!

Quantas vezes tratamos Deus e nossos irmãos da mesma forma….
“Vamos diariamente oferecer o melhor de nós, avançando em direção a Deus, libertando-nos da posse dos frágeis valores deste mundo.”
(S. Agostinho)
Disse Jesus: “Não julgueis e não sereis julgados. Pois com o juízo com que julgardes, sereis também vós julgados; e com a medida com que tiverdes medido, também vós sereis medidos”. (Mt 7,1-2)
.