O Brasil é um dos maiores produtores de frutas do mundo, mas em termos de consumo deixa a desejar, então vamos ver os benefícios das frutas na nossa alimentação.

Segundo o Instituto Brasileiro de Frutas (IBRAF), o país ocupa o 3º lugar em produção, perdendo somente para a China e a Índia, com destaque para a produção de laranjas, bananas, uvas, mangas, abacaxis, melancias e mamões.
A importância do consumo de frutas na nossa alimentação, além dos seus altos teores de vitaminas e de sais minerais (principalmente potássio), está no conteúdo de fibras e de substâncias denominadas antioxidantes (vitamina C, vitamina E, betacaroteno, flavonóides).
A fruta é um alimento importante para a nossa saúde e bem-estar, e comer fruta tem vários benefícios nutricionais. Alguns desses benefícios incluem:
Fonte de fibras:
As frutas são ricas em fibras, ajudando a manter a saúde intestinal e controlar os níveis de açúcar no sangue. Do mesmo modo, a fibra também ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Além disso, a fibra ajuda a manter a regularidade intestinal e a prevenir a constipação, aumentando o volume das fezes e facilitando a passagem pelo trato intestinal.
O consumo de fibras solúveis na alimentação está relacionado com a redução do LDL (lipoproteínas de baixa densidade), também chamado de “colesterol ruim” pela ação de “captar” os ácidos biliares do intestino. Ou seja, normaliza o nível de glicose e insulina no sangue, importante no plano de dieta para doenças cardiovasculares e diabete.
Frutas que contêm mais fibras são maçãs, morangos e frutas cítricas.
Antioxidantes
A fruta é rica em antioxidantes que ajudam a proteger as células do corpo dos danos dos radicais livres. Em outras palavras, as frutas na nossa alimentação podem ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas, como câncer e doenças cardíacas.
Os antioxidantes são substâncias que protegem o corpo dos radicais livres, produzidos por reações bioquímicas complexas que ocorrem em várias partes do corpo.

O próprio organismo possui mecanismos de defesa para frear os efeitos nocivos desses radicais, mas em algumas situações de doença observa-se o estresse oxidativo. No qual há um desequilíbrio entre a ação oxidante e antioxidante.
Estudos científicos, recomendam o consumo de antioxidantes naturais contidos na fruta (vitamina C, beta-caroteno,flavonóides).
Em vegetais (vitamina C, vitamina E, beta-caroteno, flavonóides) e em cereais (selênio, vitaminaE).
Fonte de vitaminas
Ainda assim, o consumo de frutas na nossa alimentação são uma excelente fonte de vitaminas, como a vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e combater doenças, e a vitamina A, que ajuda a manter a pele e os olhos saudáveis.

Baixo teor de gordura e calorias
As frutas geralmente têm baixo teor de gordura e calorias, tornando-as uma escolha saudável para quem está tentando controlar o peso ou manter uma Dieta equilibrada.
A fibra solúvel ajuda a diminuir o colesterol no sangue porque se liga ao colesterol e impede que ele seja absorvido pelo organismo.
Fonte de minerais e outras vantagens
A fruta também é rica em minerais como o potássio, que ajuda a regular a pressão arterial e a manter a saúde dos ossos.
Controlar o açúcar no sangue: A fibra ajuda a controlar o açúcar no sangue, pois retarda a absorção de carboidratos no corpo.
Prevenção de doenças crônicas: a fibra tem sido associada a um risco reduzido de várias doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas, diabete tipo 2 e câncer de cólon.
Contribui para a saciedade: a fibra ajuda a mantê-lo saciado por mais tempo, o que pode ajudá-lo a perder peso e controlar a ingestão de alimentos.

Só vantagens em comer frutas na nossa alimentação
Além de fornecer vitaminas, sais minerais, fibras e antioxidantes, têm baixo teor de gordura, baixo teor de sódio, sem colesterol, bem como, baixo teor de calorias. O que ajuda durante a perda de peso por promover uma sensação de saciedade precoce devido ao seu teor de fibras.
Seja como for, estudos também relatam que uma dieta rica em fibras está associada a um menor risco de câncer de cólon.
Faça isso na alimentação com frutas seu dia a dia
Aceite-os em seu cardápio diário:
Experimente novos sabores toda semana;
Consuma-os entre as refeições quando sentir fome;
Bem como, adicione-os ao seu cereal, iogurte ou leite favorito no café da manhã, ou no chá da tarde.
Adicione-os às saladas
Beba sucos de frutas em vez de refrigerantes;
Para a sobremesa, dê preferência à fruta natural.
Para preparar doces como geleias, sorvetes, recheios para bolos, tortas, enriqueça com frutas.
Invente novas receitas com a variedade de frutas disponíveis o ano todo conosco.
Em suma, o consumo regular de frutas na nossa alimentação pode contribuir para uma alimentação saudável e equilibrada que forneça nutrientes importantes para o nosso organismo.