Antes da receita da Paçoquinha para comer sem restrições, sem açúcar, vamos descobrir de onde vem a palavra paçoca. A palavra paçoca vem do termo indígena PA-SOKA que significa “esmigalhar com as mãos”, fazendo referência ao modo antigo de preparo, em que a farinha e a carne eram esmagadas em um pilão.

Do mesmo modo; na época em que os garimpeiros que estavam a beira do rio Tibagi que saíam à procura de diamantes faziam o doce para sua alimentação.
Sua versão mais tradicional é feita com amendoim, farinha de mandioca e açúcar.
Nesse sentido; pensando em um alimento funcional, essa receita quando consumida como parte da dieta usual, suas funções básicas nutricionais produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos e benéficos à saúde; no caso, uma receita à base de aveia, com canela, cardamomo e, o principal: sem açúcar refinado.
Em outras palavras; podendo ser consumida sem culpa.
“A aveia é um cereal rico em fibras, entre elas a ‘beta-glucana’, sua principal função é o controle de absorção de gordura”. Então; este ingrediente auxilia, a controlar os níveis de açúcar e de colesterol no sangue, além de ajudar no funcionamento do intestino.
Essa Paçoquinha para comer sem restrições sem açúcar já está dando água na boca.
Sobre a canela, “auxilia a controlar os níveis de açúcar no sangue e reduz o colesterol”, complementa. Nesse sentido; vale lembrar que a canela é um alimento com funções termogênicas, atuando no auxílio do emagrecimento. Já o cardamomo, também ingrediente desta receita, previne gazes e inchaço, e pode auxiliar na perda de peso – já que aumenta a sensação de saciedade.
Enfim; outra substituição importante é do tradicional açúcar: em vez de utilizar o refinado, pode-se incluir a rapadura, alternativa natural.
Confira os Ingredientes:
3 colheres (sopa) de rapadura
1 colher (chá) de canela
3 colheres (sopa) de aveia em flocos
1 semente de cardamomo
1 xícara de amendoim natural

Modo de preparo da Paçoquinha para comer sem restrições sem açúcar:
Aqueça o amendoim e a rapadura.
Em seguida, coloque-os ao liquidificador com o cardamomo na potência baixa, até ao ponto que vire uma pasta.
Enfim; em uma frigideira anti-aderente coloque a pasta, e acrescente a aveia com canela e leve ao fogo até que fique mais seca, chegando no ponto de uma farofa.
Modele nas formas que desejar e depois coloque em embalagens individuais.